Atividade que se desenvolve de forma articulada entre o professor titular de turma e a biblioteca escolar.

Cada aluno tem sempre consigo um livro à mão para ler silenciosamente, ocupando-se sempre que terminar permaturamente uma tarefa atribuída pelo professor à turma. Assim poderá estimular o seu gosto pela leitura e melhor progressivamente a sua competência leitora.

Esta iniciativa terá as seguintes dinâmicas:

  1. Cada aluno requisita um livro na biblioteca escolar ou traz um de sua casa para integrar esta atividade
  2. Os livros são reunidos numa estante na sala de aula
  3. Após o termino antecipado das tarefas atribuidas ao aluno, o professor poderá autorizá-lo a ler o seu livro silenciosamente na sala de aula (as leituras são registadas numa grelha própria)
  4. O aluno, após a leitura integral do livro e quando se sentir preparado, defenderá o livro que leu junto dos outros colegas da turma, convencendo-os a ler o seu livro também (o professor poderá avaliar a argumentão e o discurso)
  5. Após as defesas, sempre que o professor autorizar, cada aluno poderá ler em sala de aula o livro do colega que mais o convenceu ((as leituras são registadas numa grelha própria)
  6. No final de cada período letivo contabilizar-se-ão as melhores argumentações e os melhores discursos, os livros mais lidos e os leitores mais assíduos

Resultados do 1.º Período

EB Doutor
Sanches de Brito
EB Igreja Nova
e Cheleiros
2.º A 2.º A
2.º B 2.º B
2.º C  
3.º A 3.º A
3.º B 3.º B
3.º C  
3.º D  
4.º A 4.º A
4.º B 4.º B
4.º C  
4.º D  
Leituras por turma Leituras por turma