Atividade que se desenvolve de forma articulada entre o professor titular de turma e a biblioteca escolar.
Cada aluno tem sempre consigo um livro à mão para ler silenciosamente, ocupando-se sempre que terminar permaturamente uma tarefa atribuída pelo professor à turma. Assim poderá estimular o seu gosto pela leitura e melhor progressivamente a sua competência leitora.
Esta iniciativa terá as seguintes dinâmicas:
- Cada aluno requisita um livro na biblioteca escolar ou traz um de sua casa para integrar esta atividade
- Os livros são reunidos numa estante na sala de aula
- Após o termino antecipado das tarefas atribuidas ao aluno, o professor poderá autorizá-lo a ler o seu livro silenciosamente na sala de aula (as leituras são registadas numa grelha própria)
- O aluno, após a leitura integral do livro e quando se sentir preparado, defenderá o livro que leu junto dos outros colegas da turma, convencendo-os a ler o seu livro também (o professor poderá avaliar a argumentão e o discurso)
- Após as defesas, sempre que o professor autorizar, cada aluno poderá ler em sala de aula o livro do colega que mais o convenceu ((as leituras são registadas numa grelha própria)
- No final de cada período letivo contabilizar-se-ão as melhores argumentações e os melhores discursos, os livros mais lidos e os leitores mais assíduos