Literacia da informação

As práticas de literacia da informação visam dotar os alunos de conhecimentos que os capacitem para o acesso, produção e uso crítico da informação e para uma comunicação eficaz, ética e socialmente responsável.
O aluno procura, avalia criticamente e trata os dados, atendendo à credibilidade das fontes e respeitando princípios éticos e normativos.
A biblioteca escolar assume‑se como lugar privilegiado de acesso a recursos diversificados e de desenvolvimento desta literacia, em ambientes cada vez mais tecnológicos e complexos.
 
  1. Enuncia os conhecimentos que já tem sobre o tema e coloca questões.
  2. Identifica, em contexto de grupo, os termos de pesquisa que melhor se adequam ao tema a tratar.
  3. Identifica as ferramentas de pesquisa e fontes de informação (impressas ou digitais) fornecidas pelo professor.
  4. Realiza pesquisas simples, previamente programadas, avaliando as fontes, de acordo com a sua relevância e autoria.
  5. Seleciona a informação que melhor responde às questões colocadas sobre o tema.
  6. Identifica ideias principais, realizando inferências e explorando o sentido global da informação selecionada.
  7. Interage e colabora com os pares, apresentando as suas ideias e opiniões.
  8. Ordena e regista a informação, estruturando‑a de acordo com uma sequência lógica.
  9. Identifica normas associadas aos direitos de autor e reconhece a necessidade de as cumprir.
  10. Reconhece que deve utilizar as suas próprias palavras. Transcreve, parafraseia, resume pequenos textos e elabora bibliografias simplificadas.
  11. Reflete conjuntamente sobre o melhor formato para a apresentação do que produziu − escrita, visual ou multimédia − , usando ferramentas digitais ou outras previamente selecionadas.
  12. Partilha as aprendizagens realizadas num ambiente tradicional ou em espaços online preparados pelo professor.
  13. Verifica conjuntamente o cumprimento das tarefas e os resultados alcançados, refletindo sobre o que deve mudar.
  14. Recorre à biblioteca escolar para pesquisar e tratar a informação.
 
ATITUDES/ VALORES
 
  1. Manifesta espírito de interrogação
  2. Age de forma metódica e rigorosa
  3. Mostra resiliência na procura de informação
  4. Respeita os direitos de autor e conexos
  5. Demonstra iniciativa e criatividade na resolução de problemas
  6. Aceita a crítica
  7. Tem em consideração as regras de utilização da biblioteca
 

Literacia dos Média

As práticas de literacia dos média visam dotar os alunos de conhecimentos necessários para o seu uso criativo e informado.
O aluno usa os média e espaços sociais de interação e comunicação de forma ética e responsável para produzir, comunicar e participar civicamente.
A biblioteca escolar cria condições de acesso e oportunidades de aprendizagem, capacitando os jovens para a compreensão crítica da mensagem mediática, de forma a contribuir para a sua inclusão numa sociedade dominada pelas tecnologias e pelos média.
 
  1. Conhece diferentes média: jornais, televisão, cinema, vídeo, rádio, Web.
  2. Lê mensagens dos média e compreende que o seu conteúdo é, por vezes, intencionalmente manipulado.
  3. Utiliza videojogos e outro software educativo que lhe é proposto.
  4. Usa média, ferramentas digitais e ambientes sociais on‑line pré‑selecionados para produzir mensagens, interagir e comunicar.
  5. Analisa as suas escolhas face ao consumo de média.
  6. Identifica riscos e aplica normas associadas à utilização dos média e à comunicação on‑line (netiqueta, proteção de dados pessoais, respeito pela privacidade dos outros, consumo excessivo de média, ...).
  7. Recorre à biblioteca escolar para usar os média e aprender com eles.
 
ATITUDES/ VALORES
 
  1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos média
  2. Manifesta espírito crítico como produtor e consumidor de média
  3. Revela imaginação e criatividade no uso dos média
  4. Reconhece a fronteira entre o público e o privado
 
Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares.
Aprender com a biblioteca escolar: referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico.
Lisboa: RBE. 2012.